São Paulo e Suas Padarias Centenárias

A padarias são sem dúvida um dos marcos que mais fazem parte do cotidiano das pessoas, sejam elas as mais clássicas que resistem aos novos tempos e tecnologias ou as mais despojadas que fazem uma mescla de estilos e culturas. Não importa o estilo o fato é que as Padarias são uma bela tradição que nós brasileiros levamos ao longo dos séculos.

Com o passar do tempo vários destes estabelecimentos sofreram com a ação do tempo e do homem, muitas delas não resistiram e acabaram por baixarem suas portas, a crise chegou e trouxe grandes abalos a estes empreendimentos. Contudo, muitos empreendedores conseguiram manter seus estabelecimentos abertos em resposta a toda a tradição que envolve as padarias Paulistas.

A tradição e os negócios que envolvem as padarias centenárias de São Paulo são uma prova de que para o bom empreendedor não existe crise, muito pelo contrário, o empreendedor vê na crise a oportunidade de se firmar no negócio e ter ainda mais credibilidade no mercado em que está competindo.

Quando falamos nas centenárias padarias de São Paulo é impossível não lembrar do bairro do Bexiga, o local é um verdadeiro pote de ouro quando falamos em história viva e cultura, o local é o ponto onde mais se concentram as padarias centenárias, isso por ter sido um dos primeiros locais a receber o empreendimento e mantê-lo conservado. Mesmo sendo São Paulo essa grande e tecnológica metrópole, o bairro do Bexiga conserva ainda as suas raízes, além das padarias mais tradicionais lá é possível encontrar vários outros empreendimentos que mantém a tradição e a cultura.

Veja a seguir algumas padarias que mais tem tradição no bairro e são parte viva da história paulista:

A padaria SÃO DOMINGOS é um dos empreendimentos centenários alvo de grande admiração e beleza por todos os que tem a oportunidade de conhece-la, fundada em 2 de julho de 1913 pelo calabrês Domenico Albanese a padaria já possui mais de 100 anos em que mantém suas portas abertas.

Hoje administrada pelos bisnetos do fundador ela ainda mantém a tradição desde a sua fundação que vem passando de geração em geração. Mais que um empreendimento a padaria é um ponto cultural que marca a tradição centenária desde a sua inauguração.

A padaria já passou por inúmeras crises muitas delas tendo relação com as próprias revoltas brasileiras contudo, ela se manteve firme e resistiu a todas essas crises, hoje os donos afirmam que a padaria São Domingos ainda irá perdurar por muitas gerações, mantendo viva toda a história que envolve não só o estabelecimento mas também a sua família.

A casa oferece 36 tipos de pães dos mais variados tipos e gostos, segundo os dados apresentados pelos administradores a padaria produz em média mais de 1000 pães por dia, em dias comuns.

A padaria traz ainda toda a tradição italiana, cercada por quitutes e comidas típicas da bela Itália, portanto se você estiver passando pelo bairro não deixe de conferir as delícias da Padaria São Domingos.

Outra centenária é a Basilicata fundada em 1914 por Filipe Ponzio, a padaria é outra que resistiu a todos os percalços até chegar nos dias de hoje, administrada pelos herdeiros do estabelecimentos a mais de 4 gerações que a padaria conserva o jeito tradicional que vai desde suas paredes até seus fornos de pedra alimentados a lenha, e é nestes fornos que são produzidas mais de 5.000 mil pães por dia.

As suas famosas brusquetas são fornecidas a diversos restaurantes do auto escalão paulista o que fez com que a tradição da Basilicata ficasse ainda mais forte.

Estas são apenas algumas das padarias paulistas que sobreviveram ao tempo, hoje elas marcam lugar na história como rainhas, cercadas da cultura brasileira e italiana, elas juntas criaram um estilo único que traz para cada estabelecimento a riqueza da história viva que até hoje é reproduzidas através de seus pães e quitutes.