Materiais de Limpeza: Desconfie de Preços Abaixo do Mercado

Foi ao supermercado ou em qualquer outro local e encontrou preços absurdamente baixos? Cuidado!

Ao contrário do que a maioria das pessoas vem fazendo, é muito importante tomar cuidado na hora de escolher os seus materiais de limpeza, isso porque nem sempre comprar o produto mais barato é seguro, preços muito baixos podem significar um perigo para a sua saúde e das demais pessoas que entrarem em contato com esses produtos, isso porque muitas vezes a origem dos produtos é duvidosa.

É importante ressaltarmos ainda que os produtos de limpeza devem ser sempre testados pelos órgãos responsáveis, são estes testes que fazem com que o produto tenha todos os selos de qualidade e passem por todas as etapas de testes que fazem com que sejam detectados possíveis problemas que eles possam causar as pessoas que os manipulam ou que entrem em contato com ele.

Ter a confiança de lidar com um produto que seja de qualidade e principalmente dermatologicamente testado é fundamental para preservar a saúde e o bem estar físico de todos aqueles que entram em contato com o produto, não importa se o material de limpeza será utilizada em sua casa, na mesa do escritório, no supermercado, na padaria ou em qualquer outro lugar.

Alguns locais devem estar mais atentos a qualidade destes materiais e fazer de tudo para preservar a saúde dos seus clientes, locais onde exista um grande fluxo de pessoas exigem uma limpeza mais assídua e rigorosa. Ambientes como padarias e restaurantes que lidam diretamente com os alimentos devem ter um alto padrão de higiene e todos os produtos que forem utilizados para fazer a higienização dos ambientes devem ser testados e ter o selo de garantia no material.

A melhor dica que podemos te dar é: sempre estar atento a origem do material de limpeza! Nada de comprar pensando somente no preço, é preciso sempre observar os rótulos que contém todas as informações sobre o produto e seu fornecedor, assim como os dados de fabricação, validade e conservação do produto. Outro detalhe que costuma passar desapercebido pelos consumidores mas que é de fundamental importância, é observar sempre o lacre dos materiais. Os produtos de limpeza devem estar sempre lacrados, o lacre é a garantia que o produto não foi aberto e tenha sofrido qualquer adulteração após ter saído da fábrica, além de evitar que ele seja danificado durante o percurso até o seu uso.

Um exemplo claro de produtos que são nocivos a saúde ocorreu em Santa Barbara D’oeste (veja aqui material do G1), a polícia civil descobriu uma fábrica clandestina de materiais de limpeza, onde eram fabricadas diversos produtos relacionados a higienização de ambientes e limpeza como detergentes, desinfetantes, álcool e cloro, todos os materiais eram adulterados e posteriormente falsificados. Logo após a fabricação os materiais eram enviados para a venda onde os consumidores tinham acesso ao produto por um preço muito abaixo do mercado.

Por isso deixamos o alerta: NUNCA compre um produto sem prestar atenção nos rótulos, no lacre e nas demais informações que são necessárias para aferir a qualidade dos produtos, desconfie sempre de preços muito baixos.