Coworking: Tendência para os Empreendedores do Futuro

O coworking e os escritório compartilhados tem ganhado cada vez mais espaço na vida dos empresários brasileiros, a tendência nasceu no exterior e se instalou fortemente no Brasil nesses últimos anos.

Além de oferecer muito mais comodidade e economia, essa tendência serve tanto para as pequenas empresas recém criadas como para empresas maiores ou com fluxo de clientes e pessoas.

O coworking é uma modalidade em que se faz o compartilhamento de espaços físicos, esses espaços são divididos da forma que os clientes desejarem e é justamente essa mobilidade que faz com que a tendência cresça com tanta força no mercado brasileiro. Esses espaços oferecem postos de trabalho compartilhados entre profissionais de diversas áreas, podendo esses profissionais serem do mesmo seguimento ou não, neste ambiente coletivo os profissionais irão trabalhar focados em suas tarefas em um ambiente muito mais despojado e produtivo. Os espaços de coworking oferecem um baixo custo para a utilização das salas privativas, os seus preços são muito mais acessíveis do que os planos mensais e os alugueis de edifícios.

O Coworking oferece também soluções inteligentes para a terceirização dos setores administrativos das empresas que compartilham esse mesmo ambiente, como por exemplo telefonista, recepcionista, segurança, etc. Isso, na prática, significa que uma mesma pessoa atende um determinado telefone em nome da empresa A e no momento seguinte, um outro número de telefone em nome da empresa B. As vantagens do ponto de vista profissional são inúmeras, dentre elas, a formalidade de se ter uma recepcionista treinada atendendo e filtrando os telefonemas por um custo muito abaixo do mercado se compararmos com um profissional contratado em regime CLT.

São Paulo já é um dos polos mais evidentes de espaços Coworking e escritórios compartilhados, o grande número de profissionais liberais e independentes somado as altas preços dos alugueis de salas comerciais fazem com que esta tendência de compartilhamento tenha cada vez mais força no mercado empresarial.

Uma das vantagens mais benéficas, tanto para os clientes destes escritórios como para os proprietários desses espaços que decidem investir nessa tendência de compartilhamento, é a possibilidade de atender clientes de muitas formas diferentes, por exemplo, um mesmo cliente pode precisar do espaço e também dos serviços da empresa compartilhadora do ambiente, dessa maneira o empreendedor investe na praticidade e na rápida prestação de serviços diversos como café, copa e até mesmo serviços de postagem. Essa prática visa cativar cada vez mais usuários para esses espaços que, cada vez, mais investem em inovação e criatividade; Em alguns casos você encontra serviços bem inovadores, como por exemplo natação, Yoga e até mesmo creche e berçário.

Uma vantagem que, no final das contas acaba trazendo muitas empresas para este tipo de aluguel compartilhado é aqueles custos fixos e mensais que toda empresa geralmente tem. Água, Luz, internet, telefone, etc. Com o compartilhamento do espaço, esse custo já é embutido na mensalidade total e acaba ficando muito mais em conta do que contratar a parte, no caso das tradicionais salas comerciais.

MATERIAL DE LIMPEZA PARA ESCRITÓRIO

O interessante é que neste tipo de escritório compartilhado as empresas que partilham do espaço geralmente não prestam o mesmo serviço, dessa forma, além de contar com um forte Network entre residentes, podem oferecer aos seus clientes diversos outros tipos de serviços que não são a atividade principal da sua empresa.

Sem dúvidas o Coworking e os escritórios compartilhados revelam uma tendência absolutamente inovadora e econômica, muitos novos e pequenos empresários não teriam condições para iniciar suas atividades de modo tão profissional.