O copo descartável é muito usado no Brasil, na hora de tomar um cafezinho ou água, o copo descartável costuma ser identificado como sinônimo de economia, facilidade e higiene. No entanto, para esclarecer esta questão é importante observar o impacto de cada um pode causar.
O tempo de decomposição de um copo descartável está estimado entre 250 a 400 anos. Ou seja, um simples copinho, permanecerá no meio ambiente por várias gerações. Outro grande impacto que o uso de copos descartáveis causa ao meio ambiente é que muitas pessoas o jogam nas ruas sujando a cidade, consequentemente esses copos serão levadas pelo esgoto e irão parar nos rios e mares, isso agrava muito o ataque a natureza, afinal animais marinhos podem ingerir pedaços de plásticos causando assim a morte e até extermínio de espécies.
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a utilização de copos descartáveis consome mais água que reutilizar copos de vidro. Isso considerando que a produção de copos utiliza até 3 litros de água para cada copo de plástico que é utilizado apenas uma vez e depois jogado no lixo. A mesma quantidade de água também é usada na produção de copos resistentes, no entanto para lavar o copo para reutiliza-lo, é necessário apenas 300mls de água. Do ponto de vista econômico, ainda segundo o estudo, o custo do copo de plástico é menor, no entanto contínuo; Já os copos de vidro tem sua validade indeterminada e, após alguns meses de uso, tem o seu custo coberto pela economia de não precisar renovar o estoque com tanta frequência.
O plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado em todo o mundo. No Brasil, o índice de reciclagem não passa de 20%. Outra questão impactante é que a sua fabricação emite CO2 (gás carbônico) e outros gases na atmosfera, de acordo com uma matéria publicada no ano passado na Revista Super Interessante, “só nos EUA, a fabricação, o transporte e a reciclagem desses materiais produzem gases que se equiparam aos de uma frota de 1,3 milhões de carros durante um ano”.