Sem dúvidas a parte que mais expomos e que está constantemente em contato com as superfícies são as mãos. Segundo um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), lavando as mãos é possível minimizar em até 40% a incidência de infecções e doenças como diarreia, resfriados e conjuntivite. Comprovadamente, para evitar algumas doenças a melhor forma de se prevenir é lavar as mãos.
A simples atitude de lavar as mãos pode prevenir a disseminação de várias infecções. É algo muito simples, que não exige muito e deve ser feito antes e depois das refeições, após usar o banheiro, ao espirrar ou tossir.
O que muitas pessoas não sabem é que o cuidado com a higiene das mãos não está só em lavar corretamente, a maneira com que secamos as mãos também interfere.
Quando lavamos as mãos o questionamento o que e mais higiênico para seca-las? Em um ambiente público por exemplo, o que seria mais higiênico na hora de se secar as mãos? Usar as toalhas de papel individual ou os sistemas de secadores que usam jatos de ar?
Segundo dados de um outro estudo feito pela Universidade de Westminster, em Londres, ficou evidente que o mais higiênico para secar as mãos, é enxugar as mãos com toalhas de papel descartáveis, este é o meio mais eficaz para reduzir a concentração de micróbios causadores de doenças e proporcionar uma maior higiene para as mãos evitando com isso a proliferação de muitas doenças. Esse estudo mostrou que o uso de toalhas de papel eliminaram por volta de 77% das bactérias, o uso de secadores de ar por sua vez, fez aumentar o número de bactérias de 42% a 254%.
Levando-se em consideração esses aspectos é imprescindível que todos se conscientizem da importância de lavar as mãos com frequência e usar, sempre que possível, toalhas descartáveis ou papel próprio para secar as mãos, principalmente em banheiros públicos, de restaurantes, bares, padarias, etc.