Como Montar um Self Service: Equipe

Depois de definir bem a estrutura e a localização é preciso montar uma boa equipe. O pessoal que vai trabalhar no restaurante precisa ser escolhido a dedo visando sempre o melhor atendimento aos clientes.

Serão esses colaboradores que irão atender e encantar os clientes fazendo com que voltem ou não ao estabelecimento. Uma boa seleção de funcionários transmite o cuidado que a empresa tem perante os seus clientes, é justamente essa equipe de atendimento a responsável por passar a primeira impressão para os clientes.

O primeiro ponto a se destacar é a quantidade. O número de funcionários deve ser proporcional ao porte do negócio, sempre observando o tipo de serviço prestado aos clientes, assim como o horário do funcionamento. Uma das maiores vantagens em investir em um Self Service é que este tipo de negócio não demanda um grande número de funcionários, resumidamente o time será composto de Cozinheiro, Auxiliar de Cozinheiro, Atendente, Profissional de Serviços Gerais, Gerente e Garçom, este ultimo opcionalmente.

Em especial no início do restaurante é importante ter o cuidado redobrado na hora de contratar os profissionais que vão atuar na gerencia e no Caixa, sendo que o ideal é que o próprio empresário ou alguém de sua estrita confiança assuma este papel, economizando assim o valor que seria destinado a contratação.

Outro ponto que não pode ser deixado de lado é a apresentação da equipe, é fundamental que o cliente perceba que todos os funcionários que atuam no estabelecimento trabalhem como uma verdadeira equipe. Nada de brigas ou desentendimentos que possam causar um mal estar no local de trabalho, esta premissa serve para todo e qualquer tipo de negócio.

A capacitação dos profissionais é também necessária, um bom profissional vai garantir a volta dos clientes, quanto mais capacitada for a equipe maiores as chances do rendimento e do negócio crescer. Profissionais que têm conhecimento e a aliam a prática no trabalho conseguem executar um serviço com qualidade muito superior a aqueles que apenas tem a prática como referência.

TUDO PARA O SEU RESTAURANTE

Por fim, mas não menos importante é preciso prezar sempre pela agilidade no atendimento, a agilidade deve estar presente em seu estabelecimento desde o momento do preparo dos alimentos até a hora de fechar a conta. Quanto mais ágil e prático for o serviço prestado melhor será, tanto para a empresa quanto para a clientela. Para garantir que tudo saíra como pretendido é preciso organização na hora de distribuir as tarefas, planejamento e distribuição dos papéis de cada um é fundamental neste momento.