Empreender, na maioria das vezes, é um sonho na vida de alguns trabalhadores. Sendo dono do próprio negócio, a esperança é de alcançar maiores rendimentos financeiros e obter maior autonomia na na vida pessoal e profissional.
Porém, como sabemos, abrir o próprio negócio não é uma tarefa simples, isso porque as empresas, em especial de médio e pequeno porte, enfrentam uma série de dificuldades que acabam dificultando a realização deste sonho.
Enfrentar os problemas e vencer todas as dificuldade não são tarefas simples, contudo lidar ter um planejamento eficiente e, acima de tudo, muito empenho e dedicação, aumenta substancialmente as chances do empreendimento obter sucesso no mercado. Com vistas nessa etapa de superação, veja a seguir os principais desafios que o empreendedor enfrenta na hora de iniciar o seu próprio negócio;
Definir o seu Ramo de Atuação
É muito importante que antes mesmo de começar a pensar nos detalhes palpáveis do empreendimento, se defina qual será o ramo de atuação. Com isso em mente, fica muito mais fácil desenvolver medidas que atinjam a sua clientela especificamente. Após essa definição, é importante buscar medidas para promover e tornar seu negócio conhecido entre o seu público alvo.
Encontre o local perfeito
Encontrar o local perfeito é fundamental, a localidade pode ajudar muito no sucesso do negócio. É muito importante determinar quais são os locais mais favoráveis para se alcançar os objetivos da empresa. Por exemplo, se a empresa for atuar no ramo alimentar servindo refeições, encontrar um local que tenha um fluxo considerável de possíveis clientes na hora do almoço e jantar é uma ótima ideia.
O ideal e mapear a maioria de locais possíveis, levando em consideração fatores como preço do aluguel, cláusulas contratuais e duração do contrato. Com todas essas informações em uma tabela, fica muito mais fácil tomar a decisão correta e aproveitar ao máximo o local escolhido.
Capital Inicial
Essa é talvez uma das etapas mais difíceis de todo o processo de empreender, conseguir o capital para poder investir em seu negócio e custear os gastos iniciais é algo bastante delicado, em especial por se tratar de um investimento que, geralmente, não oferece garantias de retorno a curto prazo. Os bancos são muito rígidos quanto a liberação nesses casos.
A grande maioria dos microempresários não tem uma relação direta com o gerente do banco e isso também acaba dificultando qualquer aproximação.
Atualmente já existem algumas medidas do governo que garantem o incentivo ao micro empresário, esta pode ser uma ótima alternativa aos bancos privados e pode garantir o impulso inicial ao novo negócio.
Como na dica anterior, o ideal é sondar diversas opções e, com base nos detalhes da transação financeira, considerando os prazos e juros envolvidos, elaborar uma tabela para que fique clara as diferenças entre cada alternativa, isso garante que a maioria das possibilidades serão consideradas e ajuda muito na tomada de decisão.
Conquistar a Clientela
Este é o ponto central do negócio e definirá a saúde da empresa como um todo. São os clientes que trazem os recursos financeiros e garantem o lucro do empreendedor.
Ter um processo de prospecção e conquista de novos clientes logo no início não é nenhum desperdício de tempo ou dinheiro. Investir na divulgação através da internet, encantar o cliente com atendimento e informações claras, conquistar a confiança no seu produto ou serviço garantirá ao negócio prosperidade e muito trabalho.
É fundamental que exista um rigoroso processo de vendas que trate desde a prospecção até o pós venda, com isso, além de garantir que a venda aconteça, aumenta muito as chances de uma propagação por indicação dos clientes atendidos. Esse processo só acontece de modo positivo se o cliente for encantado desde o começo da negociação.